AJUDE A REVISTA FOGUETES BRASILEIROS A PASSAR POR ESSA CRISE FINANCEIRA, clique na imagem e nos apoie no Apoia-se
, ,

VS-30 será lançado ainda em 2024! Veja detalhes da missão

Após 6 anos, o foguete VS-30 voltará a voar no âmbito da Operação Potiguar. A Fase 1 testará a confiabilidade dos sistemas de rastreio do CLBI com carga inerte. A Fase 2, prevista para 2025, qualificará o sistema de recuperação da Plataforma Suborbital de Microgravidade. Datas exatas de lançamento não foram divulgadas.

Após 6 anos de hiato, o veículo VS-30 voltará a voar. Considerado o pai do projeto VSB-30, o foguete fará um voo ainda em 2024, a missão faz parte da retomada das operações do CLBI, na segunda fase da operação será o lançamento da Plataforma Suborbital de Microgravidade, PSM, já havia sido na Operação Santa Branca, onde o VSB-30 V29 testou o modelo de qualificação da plataforma de experimentos desenvolvida pela empresa Orbital Engenharia.

Modelo digital do VS-30 V15 que voará esse ano.

O último voo do VS-30 foi em 2018, onde o veículo VS-30 V14 levou a denominada Plataforma Suborbital de Reentrada 01 (PSR-01) com cinco experimentos de Centros e Institutos de pesquisas brasileiros.

Assim, a Operação Potiguar possui como objetivo qualificar em voo o sistema de recuperação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), projeto desenvolvido pela empresa Orbital em parceria com o IAE, que conta com apoio financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB). Esta será a última etapa para o Brasil possuir uma PSM 100% nacional e obter a soberania para executar os experimentos científicos em condições de microgravidade, pois antigamente era utilizada no VSB-30 a Plataforma Micro G de origem alemã.

operação_potiguar_02.jpg
Militares trabalhando na rampa de lançamento universal do CLBI

Todavia, em razão das demandas operacionais e logísticas para reativar o CLBI, a Operação Potiguar foi dividida em duas Fases, a Fase I, em 2024, visando checar a confiabilidade dos meios de rastreio do CLBI, por meio do lançamento de um VS-30 com carga útil inerte e a Fase II, em 2025, para qualificar a PSM.

Assim sendo, as equipes do IAE realizaram a preparação e testes funcionais dos meios do Centro (Radares, Telemedidas, Casamata, Lançador, Centro de Controle etc.), garantindo que todos os sistemas estejam em condições de funcionamento para a Operação de Lançamento

“A Fase I da Operação Potiguar marcará o reinício das atividades de lançamento de veículos suborbitais no CLBI, em atendimento às diretrizes do Complexo Espacial Brasileiro (CEBRA), possibilitando a abertura de mais slots para lançamentos de veículos de maior porte no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)”

Coordenador da equipe de Mecânica, Major Engenheiro Denis Ferreira de Arruda.

Serão realizado dois lançamentos, a Fase 1, com um VS-30 com carga inerte. Em paralelo a Operação Potiguar Fase 1, a Agência Espacial Brasileira (AEB) promoverá uma ação cívico-social durante a Operação. A iniciativa aproveitará que o veículo voará vazio para usá-la como uma cápsula do tempo, levando cartas de estudantes potiguares sobre o tema “O Brasil na Conquista do Espaço”. A fase I da Operação Potiguar tem como foco testar a confiabilidade dos sistemas de rastreio do CLBI, por meio do lançamento do foguete VS-30, com carga útil inerte. Já a fase II, programada para 2025, visa qualificar em voo o sistema de recuperação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), um projeto desenvolvido pelo IAE com apoio financeiro da AEB. Essa última etapa permitirá que o Brasil tenha uma PSM 100% nacional, garantindo a soberania na realização de experimentos científicos em condições de microgravidade.

Patch da Operação Potiguar, que levará a PSM numa trajetória Suborbital

Não foi informado pela FAB se o VS-30 fará somente o voo da Fase 1 ou se o mesmo também fará a Fase 2, ou se será um VSB-30 que fará o segundo voo, uma vez que esse veículo possui maiores capacidades e maior histórico de voos.

A JANELA DE LANÇAMENTO DA PRIMEIRA FASE É ENTRE OS DIAS 17 e 30 DE NOVEMBRO DIRETAMENTE DO CENTRO DE LANÇAMENTOS DA BARREIRA DO INFERNO - CLBI

Outro ponto é o uso de um VS-30 para fazer um voo para testar a confiabilidade dos sistemas de rastreio do CLBI, missão que majoritariamente era feita com foguetes FTB e FTI, mas não é um problema exatamente, pois como a AVIBRÁS é a fornecedora desses foguetes é compreensível que o IAE tenha escolhido outro veículo de seu portifólio que esteja disponível no momento. Entraremos em contato com a FAB e com a AEB para saber da possibilidade desses voos serem transmitidos, caso sim faremos a retransmissão do lançamento em nosso canal do YouTube.

VS-30 V09 sendo lançado

FONTES:

2 respostas para “VS-30 será lançado ainda em 2024! Veja detalhes da missão”

  1. Avatar de RaulPereiraM
    1. Avatar de Raul Carlos

Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: