A Avibrás Indústria Aeroespacial S.A., líder latino-americana em defesa e referência regional em tecnologias de propulsão de misseis, informou oficialmente a entrada de um novo acionista controlador, com registro judicial na Junta Comercial de São Paulo. O Dr. Fábio Guimarães Leite assume a administração da empresa para conduzir a transição no processo de reestruturação, conforme o Plano de Recuperação Judicial aprovado pelos credores em maio de 2025. Após mais de mil dias de greve, paralização na produção e mais de meio bilhão de reais em dívidas.
Entre as perspectivas da reestruturação está a possível retomada do desenvolvimento do motor S-50, fundamental para os projetos do foguete de sondagem VS-50 e do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), programas estratégicos para o avanço do programa espacial brasileiro. Até o fechamento desta matéria, a Força Aérea Brasileira (FAB), principal usuária dos sistemas Avibras, não respondeu aos pedidos de posicionamento sobre o futuro desses projetos. (Recentemente membros do Instituto de Aeronáutica e Espaço estiveram na Alemanha para tratar sobre o projeto VLM/VS-50).
A empresa também planeja negociar um novo acordo coletivo com o sindicato local, firmar parcerias com o BNDES e FINEP, e regularizar sua situação fiscal junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A Avibras destaca que esta etapa representa “uma oportunidade histórica para a construção de uma nova Avibras forte, com governança renovada e estrutura alinhada a uma visão de longo prazo”, focada no interesse dos clientes, do corpo técnico e do Brasil.
A controladora majoritária da empresa é a Vita Gestão e Investimentos Ltda., que conduzirá a reestruturação dentro das diretrizes do plano judicial, buscando restaurar a capacidade operacional e a relevância estratégica da Avibrás para a indústria aeroespacial e de defesa nacional.
A Revista Foguetes Brasileiros seguirá acompanhando a reestruturação da Avibrás…

Participe da discussão, comente!