A Avibras Indústria Aeroespacial é uma diversificada empresa brasileira que projeta, desenvolve e fabrica produtos e serviços de defesa. Sua gama de produtos abrange tanto sistemas de artilharia e defesa de aeronaves, foguetes e mísseis, como sistemas de armas ar-solo e superfície-superfície, incluindo sistemas de foguetes de artilharias, sistemas ar-solo de 70 mm e mísseis guiados multifunção de fibra óptica. Também fabrica veículos blindados.
Produtos
Veiculos
Foguetes de Treinamento monoestágio AV-FTI e AV-FTB
Foguetes de Treinamento AV-FTI e AV-FTB são veículos monoestágio para treinamento operacional dos centros de lançamentos, instrumentados com telemetria na banda S para experimentos científicos e tecnológicos. Os foguetes têm sido lançados frequentemente do território brasileiro dos Centros de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e de Alcântara (CLA).
Veículo Suborbital de dois estágios VSB-30
Foguete de dois estágios a propulsão sólida, lançado por sistema de trilhos, estabilizado por empenas, com sistema de recuperação de cargas úteis. Possibilita a realização de experimentos em ambiente de microgravidade durante 6 minutos, transportando cargas úteis científicas e tecnológicas de até 400 kg a uma altitude de 270 Km. O VSB-30 já foi lançado da Austrália, Noruega, Suécia e do Brasil.
Desde 2020, a Avibras adquiriu a licença para produzir e comercializar o veículo Suborbital VSB-30.
Motores
Propulsor Sólido S30
Motor S30 para aplicações espaciais em veículos suborbitais (VSB30, VS-30) possui envelope motor metálico, carregado com 880 kg de propelente sólido composite, capaz de gerar 103 kN durante 21 segundos de queima.
Propulsor Sólido S31
Motor S31 para aplicações espaciais em veículos suborbitais (VSB-30) possui envelope motor metálico, carregado com 680 kg de propelente sólido composite, capaz de gerar 138 kN durante 13 segundos de queima.
Propulsor Sólido S50
Motor S50 para aplicações espaciais em veículos lançadores (VLM-1) e suborbitais (VS-50), com 1,5 m de diâmetro e 5,5 m de comprimento, possui envelope motor em fibra de carbono (Carbon Fiber Reinforced Polymer), com elevada eficiência estrutural, carregado com 12 toneladas de propelente sólido composite, capaz de gerar 450 kN durante aproximadamente 84 segundos de queima.
Propelentes
PCA
Perclorato de amônio, em diferentes tamanhos de grão (fino, médio e grosso), um dos insumos essenciais e estratégicos para fabricar o propelente sólido do tipo compósito para foguetes e explosivos industriais para aplicação civil em mineração e obras de engenharia.
PBHT
Resina polimérica polibutadieno com hidroxilas terminais para produção do propelente composite sólido para foguetes e outras aplicações.
Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: