Foi divulgado recentemente a data de lançamento do HANBIT-NANO do Centro de Lançamentos de Alcântara, agora a Innospace divulgou quais serão as cargas úteis dessa missão, serão múltiplos satélites feitos pelos alunos da UFMA, Universidade Federal do Maranhão, e um sistema de navegação inercial produzida pela CLC, Castro Leite Consultoria
A innospace divulgou a seguinte nota em seu site:
A INNOSPACE, startup sul-coreana de voos espaciais privados que produz veículos lançadores de pequenos satélites, anunciou hoje que assinou novos contratos de serviço de lançamento com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Castro Leite Consultoria LTDA (CLC) para uma missão de lançamento compartilhada em seu veículo de lançamento ‘HANBIT-Nano’ do Centro Espacial de Alcântara, no Brasil, prevista para o primeiro semestre de 2025.
A missão implantará picossatélites desenvolvidos pelo DARTilab e pelo BAITES, ambos institutos de pesquisa brasileiros participantes do projeto por meio de um contrato firmado com a UFMA, que lidera o Projeto Cientistas de Alcântara, no Maranhão.
“A parceria com a INNOSPACE para o lançamento do picossatélite é um marco histórico, que proporcionará aos moradores de Alcântara a oportunidade única de participar ativamente do avanço da ciência e da exploração espacial. Estamos entusiasmados porque, com este empreendimento, destacamos a importância da inclusão e do respeito às comunidades locais em projetos de grande escala que impulsionam o progresso tecnológico, bem como incentivam a união e o orgulho da comunidade. Esperamos que essa iniciativa motive os jovens de Alcântara e contribua para o surgimento de novas oportunidades de conhecimento na região”, disse a UFMA.
Sob este acordo, o HANBIT-Nano da INNOSPACE levará a bordo a carga útil, um sistema inercial que está sendo desenvolvido pela CLC, uma prestadora de serviços de consultoria de engenharia especializada em sistemas aeroespaciais, de defesa e inerciais com uma década de experiência no Brasil.
“É uma excelente oportunidade para qualificar nossos produtos para um voo espacial. Isso agregará valor aos nossos equipamentos e aos meios de teste”, disse CLC.
“É muito significativo ser selecionado pelos clientes brasileiros, pois esta missão será o primeiro lançamento comercial da INNOSPACE e o voo inaugural de seu foguete HANBIT-Nano depois de lançar com sucesso nosso primeiro veículo de lançamento de teste, HANBIT-TLV, do Centro Espacial de Alcântara, no Brasil, em 19 de março de 2023 (BRT)”, disse Soojong Kim, fundador e CEO da INNOSPACE. “A prioridade da INNOSPACE para a HANBIT é apoiar os clientes que compartilham uma visão inovadora para o espaço, e estamos orgulhosos de oferecer a eles os serviços de lançamento necessários para atingir seus objetivos.”
Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: