CBERS 3

CBERS-3 (da série China-Brazil Earth-Resources Satellite) é um satélite de observação da Terra, resultado de um acordo sino-brasileiro e tecnicamente é uma evolução ao seu antecessor, o CBERS-2, foi lançado em 9 de Dezembro de 2013 a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan por intermédio de um foguete Longa Marcha 4B.O lançamento do CBERS-3,…

CBERS-3 (da série China-Brazil Earth-Resources Satellite) é um satélite de observação da Terra, resultado de um acordo sino-brasileiro e tecnicamente é uma evolução ao seu antecessor, o CBERS-2, foi lançado em 9 de Dezembro de 2013 a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan por intermédio de um foguete Longa Marcha 4B.
O lançamento do CBERS-3, ocorreu sem problemas aparentes em 9 de dezembro de 2013, à 01h26 (horário de Brasília) por intermédio de um foguete Longa Marcha 4B, partindo do Centro de Lançamento de Taiyuan.

Houve uma falha no funcionamento dos estágios superiores do veículo durante o voo e, consequentemente, o satélite não alcançou a órbita prevista. A falha ocorreu com o corte na propulsão do foguete que o transportava, desligado onze segundos antes do previsto, impossibilitando que ele atingisse a velocidade mínima para ser mantido em órbita. Avaliações preliminares sugerem que o CBERS-3 tenha retornado ao planeta, partes do foguete lançador foram encontrados na província de Jiangxi, na China. Para assegurar a continuidade e o cumprimento dos objetivos do programa CBERS, Brasil e China concordaram em iniciar imediatamente discussões técnicas visando a antecipação da montagem e lançamento do CBERS-4.
Em reunião ocorrida em 10/12/2013 em Pequim, na China, o Comitê de Coordenação do Programa CBERS (JPC, em inglês), divulgou o seguinte: “como ainda não há um diagnóstico preciso sobre as causas do acidente, as decisões a respeito dos aprimoramentos e eventuais reparos no lançador só serão tomadas depois do fim das investigações. Até o momento, a única informação concreta é que houve uma falha no terceiro estágio do foguete, cujas eventuais causas são tema desta investigação”.

Em relação ao prazo mínimo para que o CBERS-4 possa ser lançado, duas alternativas estão sendo consideradas pelos técnicos dos dois países. Em ambas, a preparação do CBERS-4, que é prevista para o final de 2015, pode ser antecipada para o final de 2014 ou maio de 2015.

Uma resposta para “CBERS 3”

  1. Avatar de binance Empfehlungsbonus

Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: