×

FIM DE ALCANTARA? Comandante da FAB prevê novo centro de lançamento

FIM DE ALCANTARA? Comandante da FAB prevê novo centro de lançamento

A briga entre a Força Aérea e os Quilombolas tem um novo capítulo, em entrevista ao jornal O Globo, o Tenente-Brigadeiro-Do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno falou sobre uma falha nas negociações com os representantes quilombolas, além disso o mesmo pontuou um estudo para a construção de novos centros de lançamento de menor porte, para manter o programa espacial

Não houve entendimento com os representantes da comunidade quilombola na última reunião. Mas precisamos continuar negociando. Já estamos analisando a criação de outros centros menores de lançamento para levar equipamentos e fazer lançamentos. Espero que até o meio do ano a gente tenha concluído um estudo para apresentar o local. Não podemos abandonar o nosso programa espacial brasileiro. Temos um trabalho de anos que carece de investimentos.

Tenente-Brigadeiro-Do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da fab

Share this content:


Descubra mais sobre Revista Foguetes Brasileiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Entusiasta da exploração espacial, fã do pouco que o Brasil fez no espaço e ansioso pelo que podemos fazer a mais

8 comments

comments user
JOSÉ CARLOS DA SILVA FREITAS

TRAIDOR DO BRASIL

comments user
Luke

A reportagem não fornece detalhes sobre locais alternativos, razões dos quilombolas e qual seria “falha” para prejudicar um projeto importantíssimo para a FAB e para o Brasil. O MAer não forneceu detalhes? Obrigado.

    comments user
    foguetesbrasileiros.com

    não fornecemos essa informação porque simplesmente ela não existe, o Comandante falou isso aleatoriamente numa entrevista e não mencionou mais nada, as unicas informações que temos são especulações de locais, que seria no amapá ou no pará

      comments user
      foguetesbrasileiros.com

      a força aérea é muito nebulosa sobre o programa espacial, muitas vezes nem informa a propria AEB sobre suas operações

        comments user
        Alexandre V.Rodrigues

        Exato. Conforme site da AEB, correu uma reunião entre COMAER e AEB no dia 16 último, “para buscar cada vez mais sinergia sobre assuntos relacionados ao setor espacial”. Esse texto e nada é a mesma coisa. A sociedade brasileira merece algo melhor do que isso. Em tempo: A FAB não postou a ocorrência dessa reunião.

comments user
Adriano Lopes

Essa comunidade quilimbola deve ser mais negociável, senão podem perder a oportunidade de ter um desenvolvimento bem próximo a eles. A FAB já cogitou mudar o centro de localidade, até para outra região do nordeste.

    comments user
    foguetesbrasileiros.com

    o que eles querem é simples, indenização pelos quilombolas mortos quando a base foi criada indenização por serem expulsos de suas casas, o título de propriedade das novas terras deles e um pedido de desculpas formal por tudo que aconteceu, mas a FAB não quer ceder nas indenizações

comments user
Rick Sanchez

Por isso o desenvolvimento tecnológico do Brasil continua pífio do jeito que está, qualquer um que enxerga sob a ótica de uma política de estado vê que é completamente inconcebível não expandir o único centro espacial brasileiro ainda operante por causa da comunidade quilombola. É completamente diferente do avanço da fronteira agrícola sobre as terras preservadas. Isso é o presidente lutando contra o próprio país!!!

Comentários... Escreva o seu comentário abaixo: