o Veículo Suborbital VSB30 fez um voo de sucesso no dia 23 de outubro, em 4 minutos de voo o Veículo atingiu o apogeu de 227Km, o voo era um teste do Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Multiuso (MQ-PSM)
Segundo informações divulgadas pela FAB, o foguete foi lançado às 14h20 do domingo e atingiu o apogeu em 4 minutos e 1 segundo, alcançando a altitude de 227 km, totalizando um voo de 7 minutos e 44 segundos. A carga útil transportada pelo veículo caiu no Oceano Atlântico a 185 km de distância da costa. O objeto em seguida foi resgatado por militares da força aérea, de helicóptero.
Carlos Moura, presidente da AEB: “O voo ocorreu perfeitamente, demonstrando, mais uma vez, a confiabilidade deste foguete e a qualidade desta plataforma de experimentos que permite aos pesquisadores e empresas brasileiras realizarem em um ambiente chamado de microgravidade experimentos como o desenvolvimento de ligas metálicas especiais, o desenvolvimento de fármacos ou outros produtos”
Parte da família Sonda de foguetes brasileiros, o VSB-30 é um foguete de dois estágios à propulsão sólida projetado para missões suborbitais de sondagem (direcionado a experimentos em ambientes de microgravidade), podendo operar em altitudes na faixa de 270 km e transportar cargas de até 400 kg. O veículo espacial brasileiro foi lançado pela primeira vez, no Brasil, em 2004. ja contamos a História do VSB30 aqui no site
No lançamento realizado no fim de semana, o foguete de aproximadamente 13 metros de altura levou para o espaço, em trajetória suborbital, o Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM) e um conjunto de instrumentos para a avaliação do desempenho do voo e o experimento “Forno Multiusuários”, desenvolvido pela empresa Orbital Engenharia.
VEJA O VIDEO PUBLICADO PELA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: