Com a chegada do lançamento do HANBIT-Nano se aproximando, os testes finais das cargas úteis estão acontecendo, e com o cubesat maranhense Jussara-K não foi diferente.
No dia 25 de setembro a espaçonave passou por testes de vibração na Universidade de Brasília segundo Karollyne Gomes Lima, estagiária da AEB, postou em seu Linkedin


“[…] Foi realizado com sucesso o teste de vibração do nanossatélite Jussara-K, no Laboratório de Vibrações da Universidade de Brasília (UnB).
O satélite foi desenvolvido no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (LABESEE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria estratégica com a startup Epic of Sun, de São Paulo, responsável pelo desenvolvimento da carga útil experimental baseada em inteligência artificial. A missão também contou com o apoio essencial da FAPEMA e dos parceiros All2Space e LISE-UFSJ.
O Jussara-K será lançado a bordo do foguete sul-coreano HANBIT-Nano, da empresa Innospace, com lançamento previsto para as próximas semanas, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A missão do satélite é monitorar e transmitir dados ambientais da região de Alcântara e áreas adjacentes, contribuindo para o avanço da pesquisa espacial e ambiental no Brasil.”
Texto da postagem original
Participe da discussão, comente!