Por: Raul Carlos
INPE e Embrapa sinalizam possíveis acordos no âmbito da exploração espacial
Uma série de visitas entre O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um na sede do outro está nos sinalizando uma possível cooperação entre os dois órgãos brasileiros de pesquisa científica, talvez com o desenvolvimento do ja planejado satélite AgroBio, descrito no PNAE 2022-2031
Primeira Visita, 30 de Maio
Fonte: Gov.Br/INPE
No dia 30 de maio de 2023, a pesquisadora/professora Alessandra de Carvalho Silva da EMBRAPA esteve visitando o INPE. Um dos pontos de interesse da pesquisadora foi prospectar as possibilidades de trabalho conjunto na área de Space Farming. A EMBRAPA tem grande experiência em diversas áreas afeitas ao agronegócio, entre elas, pesquisas de melhoramento genético. Com o desenvolvimento da Missão Artemis, que visa levar o homem de volta à Lua, se abre uma oportunidade de trabalho conjunto da EMBRAPA com o INPE.
Nesse primeiro momento, se prospectou a possibilidade de o INPE prestar assessoria/participar da parte de pesquisa sob os aspectos tecnológicos e ambientais para se desenvolver as condições necessárias para o experimento e, a EMBRAPA, principalmente, na área de genética de sementes. Dado a característica inovadora e os desafios a serem superados, foi identificado que é um projeto de longo prazo e que, certamente, deverá se desenvolver em etapas incrementais. Como resultado, uma entendido o escopo geral da proposta, as instituições irão avaliar áreas de interesse e possível avanço nos trabalhos.
Segunda Visita, 13 de Junho
Fonte: Gov.Br/INPE
Diretor do INPE Clezio Marco de Nardin se reuniu em Belém/PA no último dia 02 de junho com o Chefe-geral da EMBRAPA Walkymário Lemos. O propósito de visitar a unidade foi para fortalecer e ampliar a cooperação estabelecida há anos entre as organizações.
Foram ressaltadas a relevância da parceria da EMBRAPA e do INPE na região Amazônica, sendo ela uma das parcerias mais antigas do Instituto. A unidade ecorregional, que atua na região na porção oriental da região Amazônica, carrega como missão a operação na perspectiva territorial; ofertando tecnologias agropecuárias com bases sustentáveis em cooperação com a inclusão social da população.
O Diretor do INPE agradece a recepção da EMBRAPA para a comitiva e afirma que foi produtiva a visita, com trocas de ideias e oportunidades para que a aliança seja próspera e duradoura.
Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: