Membros da equipe da INNOSPACE, juntamente com oficiais da Força Aérea Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, posam com o primeiro veículo de lançamento comercial da empresa, o HANBIT-Nano, no Centro Espacial de Alcântara, no Brasil. Imagem: Divulgação/Innospace
Categorias:,

TEMOS DATA!!! Innospace confirma data de lançamento do HANBIT-Nano no Brasil

Em nota oficial em suas redes e em seu site, a empresa sul-coreana confirma o dia 22 de Novembro como data alvo, e dá mais informações sobre a orbita do lançamento

A notícia mais aguardada pela comunidade espacial brasileira finalmente pode ser dada ao publico, a data oficial do lançamento da Innospace é dia 22 de novembro de 2025, as 15 horas da tarde, pelo horário de Brasília, leia na integra a nota da empresa abaixo:

A INNOSPACE anunciou hoje que está prevista para as 15h00 do dia 22 de novembro (horário do Brasil) para o lançamento de seu primeiro veículo de lançamento comercial ‘HANBIT-Nano’ como parte da missão SPACEWARD.

A data prevista para o lançamento foi determinada após uma inspeção de segurança no local pela delegação da Administração Aeroespacial da Coreia (KASA) e consultas com a Força Aérea Brasileira (FAB). Dentro da janela de lançamento de 28 de outubro a 28 de novembro (horário do Brasil), a data prevista foi definida após uma revisão abrangente das condições meteorológicas, processo de integração do veículo de lançamento e satélite, procedimento de segurança de lançamento e prontidão operacional. Antes do lançamento, o Centro Meteorológico da Força Aérea Brasileira continuará a fornecer previsões em tempo real para verificar as condições finais. A data e hora de lançamento podem ser ajustadas de acordo, dependendo do clima no local e do status operacional.

A missão SPACEWARD implantará satélites de clientes em órbita terrestre baixa (LEO) a uma altitude de 300 km e uma inclinação de 40 graus, enquanto realiza simultaneamente missões experimentais de carga útil. Um total de oito cargas úteis registradas, incluindo cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais não separadores, juntamente com um modelo de marca simbólica, estarão a bordo do HANBIT-Nano.

O HANBIT-Nano é um veículo de lançamento de dois estágios, com 21,8 metros de altura e 1,4 metros de diâmetro. É equipado com um motor de foguete híbrido de 25 toneladas no primeiro estágio e um motor de metano líquido de 3 toneladas no segundo estágio. O lançamento está programado para ocorrer no Centro de Lançamento de Alcântara, no Brasil.

“A missão SPACEWARD marca um passo fundamental para a INNOSPACE à medida que entramos na fase de comercialização de nossa tecnologia de veículo de lançamento desenvolvida de forma independente”, disse Soojong Kim, fundador e CEO da INNOSPACE. “Nossa equipe está fazendo todos os esforços para concluir todos os preparativos restantes com precisão, garantindo um lançamento seguro e bem-sucedido que demonstre nossa competitividade no mercado global de lançamentos espaciais.”

Uma delegação da Administração Aeroespacial da Coreia (KASA) visitou o Centro Espacial de Alcântara, no Brasil, entre os dias 3 e 4 de novembro, realizando uma inspeção in loco de dois dias em cooperação com a Força Aérea Brasileira (FAB). A delegação revisou os procedimentos de operação de lançamento, sistemas de gerenciamento de segurança e a estrutura de operação integrada. Por meio desse processo, as operações de lançamento da INNOSPACE foram verificadas quanto à segurança e confiabilidade, e a empresa agora está prosseguindo com os preparativos finais, priorizando a estabilidade da missão acima de tudo.

O nome da missão ‘SPACEWARD’ transmite o espírito de “Let’s Space Forward“, simbolizando o primeiro passo da INNOSPACE em direção ao espaço com seu veículo de lançamento de dois estágios desenvolvido de forma independente, HANBIT-Nano, transportando satélites de clientes em órbita.

▲ Vista da "Plataforma de Lançamento INNOSPACE" no Centro Espacial de Alcântara ▲ Membros da equipe da INNOSPACE, juntamente com oficiais da Força Aérea Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, posam com o primeiro veículo de lançamento comercial da empresa, o HANBIT-Nano, no Centro Espacial de Alcântara, no Brasil. Imagem: Divulgação/Innospace
▲ Vista da “Plataforma de Lançamento INNOSPACE” no Centro Espacial de Alcântara ▲ Membros da equipe da INNOSPACE, juntamente com oficiais da Força Aérea Brasileira e da Agência Espacial Brasileira, posam com o primeiro veículo de lançamento comercial da empresa, o HANBIT-Nano, no Centro Espacial de Alcântara, no Brasil. Imagem: Divulgação/Innospace

Participe da discussão, comente!