UNIDADE DE CUIABÁ DO INPE COMPLETA 50 ANOS

Unidade é responsável pela Recepção de Dados de diversos satélites

Unidade é responsável pela Recepção de Dados de diversos satélites

Neste ano de 2023 a Unidade do INPE situada em Cuiabá/MT completa 50 anos de história e é motivo de muito orgulho, pois permitiu ao Instituto ser o pioneiro na América do Sul nas pesquisas e domínio no tratamento com dados de imagens de satélites por sensoriamento remoto.

Fundada em 23/04/1973, a Coordenação Espacial do Centro-Oeste (COECO, antiga Unidade Regional do Centro Oeste – URURO) iniciou suas atividades com a instalação da Estação de Recepção e Gravação de Imagens (ERG) para rastrear o satélite americano ERTS-1. Esta Estação foi instalada no Morro da Conceição, uma localização privilegiada que permite as antenas de recepção cobrirem 100% da área do território brasileiro e de, aproximadamente, 80% da América do Sul. Em sua inauguração, a Estação de Cuiabá contava com uma antena de 9 m de diâmetro (banda S) e recebia e gravava os primeiros dados do satélite de sensoriamento remoto ERTS-1, o satélite que originou a série LandSat. Em maio daquele ano esta estação já operava normalmente, rastreando e gravando o sinal de imagens Multi-Spectral Scanner (MSS). Em 1982 foram instalados novos subsistemas de recepção e gravação e uma nova antena de 10 m de diâmetro (bandas S e X), para receber os dados do LandSat 4 e SPORT-1.

Ao longo de seus 50 anos este espaço foi ganhando atualizações, predial e de equipamentos. Em 1990 foi instalada uma segunda estação, a Estação Terrena de Cuiabá (ETC), para rastrear os satélites que estavam sendo desenvolvidos pelo INPE, fazendo parte do Programa denominado de Missão Espacial Completa Brasileira (MECB). A ETC começou sua vida acompanhando, em média, 8 passagens por dia do primeiro satélite brasileiro SCD-1, lançado em 9/02/1993. Atualmente acompanham, em média, 35 passagens por dia dos satélites SCD-1, SCD-2, CBERS-4, CBERS-4A, Amazonia-1 e SPORT. Esta estação terrestre é a principal estação de controle de todos os satélites operados pelo Centro de Controle de Satélites (CCS), vinculado ao Serviço de Rastreio, Controle e Recepção (SECOR), da Coordenação de Rastreio, Controle e Recepção de Satélites (CORCR), sediados no INPE em São José dos Campos, SP.

O INPE de Cuiabá possui atualmente quatro antenas de grande porte (sendo uma antena de 10 m e três antenas de 11 m de diâmetro), quatro antenas de pequeno porte (Programas NOAA e COSMIC), uma antena de médio porte (desenvolvida pelo INPE, que hoje rastreia o satélite SPORT), um alojamento, uma garagem com salas de almoxarifado e oficina mecânica, e uma antiga residência que é usada como base de operações da empresa terceirizada de área verde.

Além disso, o INPE de Cuiabá recebe e grava continuamente dados dos satélites CBERS-4 e 4A, LandSat-7 e 8, DMC, NPP, Terra, Aqua, ResourceSat, Amazonia-1, SCD-1 e 2, SPORT, COSMIC e NOAA. Regularmente os dados recebidos são transferidos para a Coordenação de Infraestrutura de Dados e Supercomputação (COIDS), localizado no INPE em Cachoeira Paulista/SP, para processamento adicional e disseminação para os usuários finais. Estas imagens são disponibilizadas gratuitamente pela internet. Há, ainda, a recepção dos dados ambientais, coletados pelas Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) e retransmitidos pelos satélites SCD-1 e 2 e pelos satélites da série CBERS. Estes dados ambientais são recebidos pelas antenas da ETC e depois enviados para a Unidade INPE em Natal/RN. Vale mencionar, ainda, que a comunidade científica também se beneficia com todos os dados produzidos no INPE, permitindo o desenvolvimento de estudos e atividades de reconhecimento internacional.

Atualmente há 23 servidores trabalhando em Cuiabá, sendo seis (6) na COECO e dezessete (17) no SECOR. Além destes, trabalham lá um (1) bolsista, uma (1) estagiária e 28 terceirizados (da área verde e da segurança).

O relato das atividades desenvolvidas na COECO, mesmo resumido, já mostra a dimensão da contribuição científica e tecnológica que esta Coordenação traz há 50 anos para o INPE, para a sociedade brasileira e para a comunidade internacional. É graças ao trabalho e dedicação dos servidores e colaboradores que atuaram e atuam na COECO e nas demais áreas do INPE e seus colaboradores, envolvidos nas atividades relatadas, que o INPE pode manter produtos e serviços de qualidade e fornecer benefícios diretos à sociedade.

Nesta ocasião de Aniversário de 50 anos da Unidade em Cuiabá, a Direção do INPE aplaude publicamente o trabalho exemplar realizado e parabeniza à todos pelo comprometimento em cumprir a missão do Instituto!

Para conferir o pronunciamento do Diretor: Clique Aqui 

FONTE: SECOM – Serviço de Comunicação Social

Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: