No dia 8 de Dezembro foram lançados do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno alguns satélites dos participantes da olimpiada brasileira de satélites
Nos dias 5 e 6 de dezembro, foi realizada a edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). A competição aconteceu em Parnamirim-RN
O Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), localizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), foi onde aconteceu a edição nordeste e nacional da olimpíada. A etapa regional nordeste aconteceu na terça (5) e a etapa nacional foi realizada na quarta (6), com equipes do ensino fundamental II, ensino médio e superior.
A competição científica visa a proporcionar experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial entre estudantes e professores de diferentes níveis de ensino. O evento é gratuito para alunos de instituições brasileiras e estimula o desenvolvimento científico e tecnológico no país.
Na manhã do dia 08/12/2023, ocorreu o lançamento de um pequeno foguete de combustível sólido da Pion Labs onde foi lançado alguns satélites dos vencedores da competição, o diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da Agência Espacial Brasileira (AEB), Paolo Gessini, esteve no evento, “O lançamento foi um sucesso e os jovens que participaram da OBSAT ficaram super animados. Essas causas são verdadeiramente muito valiosas, como instrumento didático, pela formação e pela atração de jovens pela ciência e pela tecnologia, não só do espaço, mas pela ciência, pela tecnologia e pela cultura em geral”.
A OBSAT é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: