VCUB , Primeiro satélite imageador privado brasileiro é lançado com sucesso pela SpaceX

Satélite é um resultado da parceria entre a Embraer e a Telebrás, sendo o primeiro satélite de sua classe a ser feito pela Industra Nacional

Satélite é um resultado da parceria entre a Embraer e a Telebrás, sendo o primeiro satélite de sua classe a ser feito pela Industra Nacional

O VCUB1, o primeiro nanossatélite de observação da Terra e coleta de dados projetado pela indústria brasileira, foi lançado com sucesso na madrugada deste sábado da Base de Lançamento de Vandenberg, na Califórnia.

Desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre a Embraer e a Telebras, o objetivo principal da missão é validar a arquitetura e o software embarcado do satélite, além de qualificar no espaço a primeira câmera reflexiva projetada e produzida no Brasil. O lançamento coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e deverá demonstrar a capacidade da indústria brasileira de realizar missões espaciais avançadas.

O Projeto VCUB1 contou com o apoio financeiro da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e do Instituto Senai de Inovação. O nanossatélite foi contratado junto à empresa de logística e transporte espacial D-Orbit e foi lançado pelo foguete Falcon 9, dentro da missão Transporter 7, que colocou em órbita diversos pequenos microssatélites e nanossatélites para clientes comerciais e governamentais.

Sobre a Visiona

A Visiona tem sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos e é uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras, voltada para a integração de sistemas espaciais. Foi criada em 2012 para atender os objetivos do Programa Espacial Brasileiro.

A empresa foi a responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, lançado em 2017. Em 2018, a Visiona anunciou o programa do primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, o VCUB1, e concluiu com êxito o primeiro Sistema de Controle de Órbita e Atitude de satélites desenvolvido no Brasil. A Visiona também fornece produtos e serviços de Sensoriamento Remoto e Telecomunicações por satélite, bem como Aerolevantamento SAR nas Bandas X e P, sendo uma das referências desse mercado no Brasil, com um histórico de mais de 100 projetos executados.

VCUB1 é o satélite circulado de amarelo

Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: