,

VLPP, O Programa Espacial que pode dar certo.

Em 2023, a FINEP selecionou os projetos VLN-AKR e ML-BR, da Akaer e CENIC, para desenvolvimento de veículos lançadores de pequenos satélites, com prazo de 3 anos e orçamento de R$190 milhões cada.

No final de 2023, a Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, divulgou o resultado final do edital do Veículo Lançador de Pequeno Porte, VLPP, na época a Revista Foguetes Brasileiros fez uma reportagem sobre esse feito (Leia a Reportagem completa aqui) mas como está atualmente os dois projetos ganhadores desse edital?

Explicando o Edital

O Edital de Subvenção Econômica à Inovação feito pela FINEP é semelhante ao que a NASA fez nos programas Commercial Crew Program e Commercial Resupply Services, que basicamente foram os programas que transformaram a SpaceX no que é hoje.

Nesse edital várias empresas apresentam seus projetos de Veículos Lançadores de Satélites e os custos de cada projeto, e cabe a FINEP escolher os melhores com base em requisitos técnicos definidos pela Agência Espacial Brasileira e financiá-los. Sendo as ganhadoras a Akaer e suas empresas parceiras e a CENIC e suas empresas parceiras.

Os Projetos

As empresas ganhadoras Akaer e CENIC apresentaram os projetos VLN-AKR e MLBR respectivamente.

VLN-AKR

Veiculo Lançador de Nanossatélites da Akaer, ou VLN-AKR, é o veículo lançador da empresa Akaer baseado no projeto Montenegro Mk-2, que era desenvolvido pela Acrux Aerospace, que atualmente é uma empresa parceira da Akaer. É um foguete de 3 estágios sólidos, os motores serão baseados nos motores do VSB-30, que é o primeiro foguete brasileiro a ser homologado como 100% operacional e não um protótipo como outros projetos eram.

A Akaer não divulga tantas informações sobre o projeto, mas sabemos que eles estão divulgando muitas vagas de emprego relacionadas com o VLN. Além de que a empresa fez recentemente uma visita técnica ao CLA para planejar seu PAD de Lançamento entre outros detalhes técnicos

ML-BR

O Microlançador Brasileiro, ou ML-BR, é o projeto da CENIC e suas parceiras, será um foguete original de combustível sólido, possuirá 3 estágios, sendo o motor N-90A no primeiro estágio, N-8A no segundo estágio e N-3A no terceiro estágio, todos motores originais da CENIC feitos em fibra de carbono, que já estão sendo desenvolvidos. O veículo será lançado de trilhos de forma semelhante que veículos sonda são lançados.

A CENIC é bem mais aberta em relação a seu projeto, eles já receberam a licença de operador da Agência Espacial Brasileira, fizeram a revisão técnica do projeto e as proteções térmicas internas dos motores já estão sendo fabricadas além da empresa já ter visitado o CLA para se inteirar do funcionamento da Base e planejar seu PAD de Lançamento.

Considerações Gerais

Todos esses projetos tem um prazo de 3 anos para serem concluídos e fazerem um primeiro voo, e possuem um orçamento de aproximadamente R$190 milhões cada.

Ambos os projetos possuem planejamento se tornarem autossustentáveis financeiramente e com planos de modificações e avanços tecnológicos, como motores líquidos no futuro, para que o projeto não seja um mero protótipo para cumprir edital, mas um verdadeiro produto espacial, o que é o que toda Subvenção Econômica à Inovação deveria ser no final, mas nem sempre se torna verdade

Com um orçamento a preço fixo e data definida, esse projeto terá mais probabilidade de dar certo do que o VLM. De forma curiosa o desenvolvimento dos VLPPs e do VLM se assemelham ao desenvolvimento da Starship vs SLS, pois enquanto uma(s) empresa(s) recebem contratos fixos com data limitada e tem um desenvolvimento veloz e eficiente, no outro caso com orçamento mais flexível e totalmente dependente de repasses do governo acabam enrolando pois ganham com o atraso. O NewSpace realmente veio para acabar com os meios antiquados de se explorar o espaço! O Prazo de finalização desse projeto acaba por volta de 2026, cabe a nós aguardar para ver se o VLPP realmente decolará.

Comentários… Escreva o seu comentário abaixo: