O portal de notícias DefesaNet divulgou a venda da empresa Aviões Brasileiros SA, AVIBRÁS, a um grupo australiano desconhecido.
A Avibrás é responsável atualmente pelo desenvolvimento do motor S-50, o maior motor-foguete fabricado no hemisfério sul, além de ser a responsável pelo blindado Astros 2020, um dos veículos militares de maior sucesso do Brasil e usado em conflitos no oriente médio, dentre outros produtos da área de defesa e segurança.
Ainda segundo o DefesaNet, o Governo Federal autorizou a venda e o Ministro de defesa José Mucio participou das negociações da venda.
Essa venda é um revés no desenvolvimento da industria pesada do Brasil, nossa capacidade de Defesa e Exploração Espacial agora estará nas mãos de empresários australianos, país conhecido por ser aliado dos Estados Unidos, que em áudios vazados pelo WikiLeaks em 2016: “[…] Desaprova o desenvolvimento de um programa espacial no Brasil”.
Esse ato também é um ataque contra os trabalhadores brasileiros, que foram pessoalmente ao ministério da defesa pedir a Estatização da empresa para salva-la da falência ou da venda a estrangeiros.
Cabe a nós aguardar os próximos capítulos
12 respostas para “FIM DA SOBERANIA BRASILEIRA! Avibrás é vendida para grupo estrangeiro!!”
O gov. brasileiro havia entrado em acordo sobre as dívidas. Esse acionista principal representa o mais puro traidor e antipatriota. Se não fosse o lado mercenário, não precisaria “se vender” da forma que foi. Isso prova que apenas 1 única pessoa pode colocar um país inteiro de joelhos. É lamentável e repugnante.
Essa venda é ótima, assim não conseguiram estatizar e fazer mais um cabide de empregos.
Pra vcs é fácil falar em não vender Avibras, nos que estamos sem salário a meses isso é uma vitória. Estamos tendo uma esperança em receber e o irresponsável do JB está fora
Deve ser reconfortante pra vc saber que pode ser demitido a qualquer momento enquanto estrangeiros pegam todo o seu trabalho, roubam as propriedades intelectuais e começam a produzir fora do país com outra mão de obra mais barata
Empresa de um rosto só. O ex proprietário, não conseguiu formar um sucessor do mesmo sangue para herdar o legado. Melhor que estatizar e criar um cabide da vagabundos é a venda, porém é triste a mesma ir parar em mãos estrangeiras e o Brasil perder essa tecnologia. O que conforta é que os funcionários terão seus salários honrados.
Acho incrível que para muitos é preferível vender o país inteiro a estrangeiros do que punir a corrupção de poucos
É muito fácil pregar o patriotismo, criticando uma venda que vai injetar capital permitindo novos investimentos, criação de novos produtos e, o principal, pagar seus técnicos e engenheiros.
É muito fácil pregar o patriotismo, recebendo um salário fechado todo mês.
Tente abrir um empresa e veja a dificuldade de sobrevivência nesse país.
Sou empresário e sei o quão complexo é conseguir fazê-la dar lucro e pagar bem os funcionários enquanto temos um governo famigerado por tributos e uma concorrência pesada internacional.
Se já é difícil comercializar produtos no setor privado, imagine comercializar apena com o governo e apenas para o setor de defesa?
A solução do governo era tapar o sol com a peneira. Um acordo a curto prazo.
A AVIBRAS precisa de duas coisas: ser fomentada e passar por uma reforma administrativa. Com a entrada de um sócio e a destituição do atual presidente (um dos maiores culpados pela situação da empresa) o planejamento é permanente, curto, médio e longo prazo.
Alguns pregam a estatização. Mas qual o planejamento a longo prazo para a AVIBRAS?
O EB vai comprar novos lotes de ASTROS que é o carro chefe da empresa?
A AVIBRAS vai entregar o que deve referente ao PEB e o governo vai investir pesado no programa para reforçar o caixa de empresa?
Em preferiria a compra pela Embraer. Mas, se esta não se interessou, que seja outra.
Se ser empresário é difícil então vira CLT, ninguém te obrigou a abrir a empresa, e segundo, uma empresa militar precisa valorizar a própria pátria, as outras empresas foda-se isso, mas uma indústria militar precisa valorizar a própria patria
O mundo não é Disneylandia como alguns pensam.
Mas se você acredita nessa sua visão de Mickey, abra um CNPJ, contrate pesquisadores e engenheiros, construa um projeto (importante: pague por eles), tente um financiamento governamental ou investimento privado.
Se conseguir, consiga contrate mais profissionais, construa o projeto e busque participar de uma licitação.
Se conseguir, comece a administrar sua empresa e buscar novos contratos (com o governo) para continuar mantendo seus funcionários.
Rs.
Vamos ver onde seu “patriotismo” disfarçado vai te levar.
todos esses projetos foram financiados pelo ministério da defesa, o cara só teve o trabalho de administrar o recurso
Por isto que é importante alguém com capacidade administrativa e gestão estratégica de mercado no comando da AVIBRÁS. O atual gestor acredita que, por ser uma empresa estratégica de defesa e ter vários contratos com o governo, tem o direito de ficar consumindo os recursos públicos ad eaternum e não ver os impactos que uma empresa privada sofre devido à péssima administração.
Pô, pensando nos trabalhadores isso foi bom. A Avibras falindo e essas mentes brilhantes ficando sem salário, sem conseguir alimentar-se, ou alimentar sua família.