×

A FAB não desistiu do PEB nem da Avibrás – O jogo segue como antes

A FAB não desistiu do PEB nem da Avibrás – O jogo segue como antes

A Agência Espacial Brasileira confirmou em nota oficial que o desenvolvimento do motor-foguete S-50 segue nas mãos da Avibrás, diferente do que havia sido dito pelo representante da MecJee em entrevista ao programa Brasil com Ciência. a AEB e a FAB seguem esperando o fornecimento dos S-50 para a realização de testes. Veja a baixo a resposta da AEB para nosso pedido de acesso a informação:

Em atenção ao seu Pedido de Acesso à Informação, encaminha-se resposta recebida com a análise da área técnica responsável pelo assunto.
De acordo com a Coordenação de Veículos Lançadores – CVL/AEB:
A fabricação do S50 é realizada pela empresa Avibras, e o contrato segue vigente, aguardando as próximas unidades para a realização do segundo ensaio de queima em banco de testes e a continuidade do projeto. Os Projetos de Subvenção Econômica e outras iniciativas são voltado à indústria nacional, fortalecendo e complementando a capacidade brasileira de acesso ao espaço, mas não substituem nem inviabilizam o projeto VLM-1, que segue em andamento, apesar dos atrasos e das dificuldades enfrentadas pela Avibras.

Ou seja, a Avibrás segue no jogo por mais que tenha atrasos, a MecJee realmente pode, em teoria utilizar os S-50 para fazer o veículo hipersônico como outros sites haviam informado, mas isso não tem NADA a ver com o VLM/VS-50 e além disso o texto da a entender no trecho “aguardando as próximas unidades para a realização do segundo ensaio” que o motor que faria o teste de tiro em banco, o famoso teste estático, não foi entregue ainda, ou se foi entregue foi reprovado e outro deverá substitui-lo, porém essa informação não pode ser confirmada até o fechamento dessa matéria, pedimos mais informações a AEB e aguardamos a resposta da mesma. Por hora, os únicos veículos de maior porte a decolar de Alcântara serão veículos da INNOSPACE, infelizmente.

Fonte: Lei de Acesso a Informação – CGU, Controladoria Geral da União e AEB, Agência Espacial Brasileira – Pedido de Acesso a Informação Número 01217.008109/2024-06

NOTA DE CORREÇÃO: O motivo dos S-50 não serem entregues foi uma suposta incapacidade da Usina Coronel Abner em realizar o teste com a devida segurança, louvamos o programa Brasil Com Ciência por ter conseguido a informação com exclusividade, por mais que indiretas e alfinetadas contra a RFB tenham dominado a reportagem dos mesmos.

Share this content:


Descubra mais sobre Revista Foguetes Brasileiros

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comentários... Escreva o seu comentário abaixo: